08 janeiro, 2015

BALANÇO DO ANO DE 2014.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Terminado o ano de 2014 que não me deixa quer pessoal quer desportivamente as melhores recordações, acho que é a hora de se fazer a avaliação do que de bom e de mau ocorreu, bem como, as figuras positivas e negativas em cada uma das nossas 4 principais modalidades, já que não tenho dados para avaliar as épocas do bilhar, natação, boxe e desporto adaptado.
  • FUTEBOL
A nossa modalidade rainha não nos trouxe ao longo de 2014 qualquer título o que não é igual a dizer que na época passada nada ganhamos, uma vez que a 10/08/2013 e com o plantel da época 2013/14, vencemos a supertaça Cândido de Oliveira e assim mantivemos a longa série de épocas com pelo menos um troféu que já vem desde 1988/89. Fica para registo que o Paulo palminhas não conseguiu destruir esta série levando a que nem tudo, mas quase, tenha sido negro no seu legado.

Ponto + Positivo: O ano de 2014 é dividido no final da época de 2013/14 e no início de 2014/15 levando a que a campanha europeia desta 2ª fase da época tenha sido o ponto mais positivo do ano de 2014 (4 vitórias e 2 empates)

Ponto + Negativo: Do ano de 2014 as eliminações nas 2 taças nacionais aos pés do maior inimigo assim como a derrota em Sevilha são claramente os pontos mais negativos do ano de 2014 que esteve longe de ser positivo.

Figura +: Jackson Martinez / Ruben Neves. Na figura de Jackson Martinez tenho o futebolista do ano uma vez que foi coroado como o goleador da época anterior e nesta época já segue, de novo, na liderança da lista. Na figura do Ruben tenho o futebolista revelação do ano uma vez que saltando directamente dos juvenis da época passada para o plantel principal e já demonstra maturidade competitiva e podemos aspirar a ver mais atletas da nossa formação a singrarem no plantem principal independentemente da nacionalidade que tenham.

Figura -: Paulo Fonseca. Este emissário do diabo quase conseguiu destruir tudo o que de bom se construi ao longo de 32 anos no nosso clube. Assim, desejo-lhe em dobro tudo o que de mal fez ao meu clube nos 9 longuíssimos meses em que esteve ao comando da equipa principal.
  • ANDEBOL
Ponto + Positivo: O ano de 2014 se teve algo de positivo para alguma das nossas modalidades, e teve-o, foi para o andebol. O inédito hexacampeonato assim como a prestação nas competições europeias (Liga dos Campeões, em ano de estreia, no final da época passada e já este ano o apuramento para a fase de grupos da EHF Cup) são os marcos mais positivos no ano de 2014.

Ponto + Negativo: Se o apuramento para a fase de grupos da EHF Cup aparece como positivo é-o fruto da incapacidade de voltar a lograr o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões com a atenuante do plantel ter sido alvo de uma revolução.

Figura +: Obradovic. É este o nome do homem que depois de uma revolução no plantel onde perdeu 4 jogadores foi capaz de refazer o plantel e já garantiu o apuramento para a fase de grupos da EHF Cup, no campeonato conta por vitórias os 15 jogos já disputados e venceu a Supertaça depois de 4 épocas sem o conseguir.

Figura -: Não consigo eleger uma figura negativa na secção de andebol no ano de 2014 já que a época foi positiva.
  • HÓQUEI
Ponto + Positivo: O ano de 2014 foi muito complicado para a secção de hóquei. Os ¼ final e consequente apuramento para a final 4 da Liga Europeia de hóquei (eliminatória com o Liceo da Corunha) foi o ponto mais positivo e se calhar dos poucos ao longo de 12 meses.

Ponto + Negativo: Coloco no mesmo patamar a derrota humilhante em Barcelona na fase de grupos da Liga dos Campeões assim como as 2 derrotas ao nível interno (valongo para o campeonato, na decisiva jornada, e com o inimigo em Turquel na final da Taça de Portugal).

Figura +: Numa época marcada, claramente, pelo sinal negativo não consigo eleger alguém como tendo tido uma performance positiva ao longo dos 12 meses.

Figura -: Aqui elejo todo o plantel na partida em Barcelona, fase de grupos, em que claramente fomos a antítese do que é ser FC Porto.
  • BASQUETEBOL
Ponto + Positivo: Uma equipa tão jovem e que logo no 1º ano de participação na ProLiga consegue vencer a fase regular bem como sagrar-se campeã merece elogio. A acrescentar a estes 2 pontos a boa prestação na Taça de Portugal onde eliminamos equipas de divisões superiores e somos caímos perante um adversário do principal escalão nas ½ finais da prova após prolongamento.

Ponto + Negativo: O ponto mais triste do ano de 2014 foi a nossa não inscrição na Liga Principal de Basquetebol por pirraça com o sr. da federação, quando existem outras que claramente nos causam maiores prejuízos, e levando a que o nosso domínio nesta edição da Proliga seja tão marcado que quase me arrisco a dizer que os nossos atletas irão ter neste ano um ano de estagnação na sua evolução já que resultados de 102-49 pouco ajudam na evolução dos atletas.

Figura +: Moncho Lopez. À semelhança do homólogo do andebol o timoneiro do basquetebol é o principal obreiro de uma época tão positiva no basquetebol. Foi-lhe pedido que criasse as bases de um projecto sustentável em 3 anos e este enorme senhor em 2 anos criou uma equipa que era capaz de fazer boa figura na Liga de Basquetebol.

Figura -: O nosso presidente, líder incontestado, e responsável principal por todas as decisões no seio do clube é eleito como a figura negativa do basquetebol com a decisão de não inscrição da equipa principal de basquetebol na Liga de Basquetebol.

Até breve,
Delindro

P.S. Ontem (07/01/2015) cumpriram-se 30 anos do desaparecimento de um dos 2 “progenitores” do FC Porto como hoje o conhecemos.

MESTRE PEDROTO era uma homem muito à frente do seu tempo e a sua visão e capacidade técnica fizeram com que clubes como o Vitória de Setúbal ou os remendados de Ramalde tenham tido prestações superiores ao FC Porto em 5 dos 7 anos que antecederam o regresso às Antas no campeonato nacional. Foi, também, este homem, o responsável pelos sadinos terem atingido 3 vezes em 5 época os 1/4 final da Taça UEFA e de 40% das Taças de Portugal dos remendados. A finalizar, deixo as 2 frases mais marcantes que Pedroto proferiu.

"No FCPORTO, os problemas não se levantam porque nunca chegam a existir." – O MESTRE merece que voltemos a bloquear o balneário como nossa fortaleza e sinal da nossa força ao longo dos tempos;

"Enquanto fomos bons rapazes, fomos sempre comidos" – voltando a repetir o título do meu último texto, NÃO QUEIRAMOS SER (bacocamente) BONS RAPAZES.

Para finalizar, deixo o apelo que todos se desloquem ao Museu nos próximos dias para aproveitarmos e nos associarmos à homenagem do clube ao MESTRE PEDROTO.

1 comentário:

  1. Delindro: É sempre um prazer ler tudo o que escreves. Um grande abraço a um enorme dragão!

    ResponderEliminar