30 outubro, 2014

O ASSOBIO DEVIA SER PROIBIDO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Acompanho o Porto há quase 20 anos, falhei dois jogos em toda a história do Dragão e continuo a assistir a determinados comportamentos, atitudes e manifestações, que me deixam piurso e que deviam ser proibidas, algumas delas passíveis de serem devida e severamente punidas.

Caso não tenham reparado, encontram-se afixados em alguns locais do estádio placards que enunciam o regulamento de acesso e permanência no recinto. Já me dei ao trabalho de ler do início ao fim: é extenso, mas, a meu ver, insuficiente; a merecer uma adenda urgente. E como associado, sinto-me, portanto, no direito de sugerir meia dúzia de novas regras.

1 – É expressamente proibido o uso do som agudo resultante da passagem do ar pelos lábios quase fechados, vulgarmente designado por assobio, durante o jogo, dirigido a um jogador do FC Porto, que comete um erro, ou à equipa, porque não está a jogar de acordo com as expectativas dos adeptos. Essa manifestação só é permitida apenas no fim do jogo, se por acaso esses adeptos ainda lá se encontrarem, porque o mais provável é terem abandonado o estádio, "porque a equipa não está a jogar nada".

2 – É obrigatório todos cantarem o hino do FC Porto quando ele começar a tocar nas colunas do estádio e acompanhar sempre que possível as claques nos cânticos mais conhecidos.

3 – Se é proibido entrar no estádio com comida, também deve ser proibido o acesso a alguém vestido com uma peça de roupa visível de cor vermelha, sob pena de lhe ser barrada a entrada no recinto. Os adeptos portistas devem vestir-se de azul ou cores neutras e, de preferência e sempre que possível, munidas de um acessório alusivo ao FC Porto.

4 – Salvo alguma incapacidade física, é obrigatório participar sempre nas coreografias que são preparadas pelo clube e pelas suas claques no início dos jogos. Naqueles momentos, não se deve estar a filmar ou a tirar fotografias para ir a correr publicá-las nas redes sociais. Caso alguém seja apanhado de máquina fotográfica, telemóvel ou tablet em punho, fica sujeito a ficar sem o equipamento, que só lhe será devolvido no fim do jogo.

5 – É proibido abandonar o estádio antes do término da partida para fugir ao trânsito ou evitar filas no metro, sobretudo quando o resultado não é favorável ao FC Porto.

6 – Quem for apanhado pelas forças de segurança a danificar cadeiras ou qualquer outro objecto do estádio é punido com um jogo de interdição e obrigado a suportar a despesa do arranjo do objecto danificado.

Perdoem-me o radicalismo, acusem-me de tirania e de autoritarismo, compreendo que possam achar as regras pouco democráticas, outras até exageradas, mas se todos os portistas cumprissem, pelo menos, as duas primeiras desta lista, sem assobios e com um Dragão infernal, podem ter a certeza de que ganharíamos muito mais vezes, de que seriamos felizes muito mais vezes.

4 comentários:

  1. Acho que este post vem cada vez mais a propósito do que se vem passando no Dragão. Infelizmente!!!!!
    Subscrevo e aplaudo na íntegra este "novo regulamento".
    No meu lugar chega até a ser bastante constrangedor, aquando do toque do nosso hino, eu verificar à minha volta, que sou dos poucos que se coloca em pé, de cachecol em punho e a cantar a plenos pulmões. Enfim.

    ResponderEliminar
  2. Creio que apesar do texto não ser para levar com muita seriedade, como demonstra o último paragrafo, há no mesmo uma ideia central que me incomoda. Sempre que vou assistir a um espetáculo desportivo, principalmente no caso do futebol, não consigo, tal como quase todas as pessoas, deixar manifestar as minhas emoções ao longo de todo o encontro. Não é por acaso que sou homem (homo sapiens) e uma das suas principais caraterísticas é ser emocional. Assim, e num paradigma de sociedade democrática e plural, cada um tem direito de se manifestar como bem entende desde que não cruze os direitos dos outros, moderação, blá, blá, blá, etc.
    Ou seja, apesar do local onde me encontro condicionar sempre forma como manifesto as minha emoções, faço-o conforme eu bem entendo! Quer seja através de júbilo com os golos do FCP, quer seja com uma grande assobiadela sempre um jogador começa a inventar. Detesto carneirada com tiques totalitários que diz que ser portista é ser isto ou aquilo, que não devo assobiar a equipa, que há uma altura certa para o fazer!
    A primeira coisa que me vem à cabeça quando me dizem isso é: vai para a grandessíssima...

    ResponderEliminar
  3. Pois, os assobiadeiros nem deviam lá ir. Mais vale ficarem em casa. Não precisamos deles!
    André Faleiro

    ResponderEliminar
  4. e finalmente ate o proprio clube ja se manifestou sobre isso, 'enquanto se canta, nao se assobia' brilhante, espero que entendam de vez e tenhamos um dragao cheio, forte e unido no mesmo objectivo!!

    Ja agora, alguem sabe se o controlo de entrada de criancas e mesmo rigoroso? queria levar o meu afilhado, que esta quase quase a fazer 3 aninhos, mas como ainda nao os tem, fico com um pouco de receio.. sera que so pedem mesmo identidade em caso de duvida? (sempr foi avancado de mais pra idade eheh portanto aparenta te-los)
    Obrigado desde ja :)

    ResponderEliminar