28 outubro, 2014

ASSOBIAR, AJUDAR OU PREJUDICAR A EQUIPA?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Podia aproveitar este espaço para tentar explicar como é que um ex-dirigente da agremiação do Campo Grande foi condenado a multa por ter depositado, enquanto dirigente dessa agremiação, 2000€ na conta de um árbitro e o clube, que segundo o regulamento disciplinar é responsável pela actuação dos seus dirigentes, também condenado a multa num acto que me parece de tentativa de corrupção mas não o posso explicar porque continuo sem perceber como a justiça desportiva aplica as suas condenações em função da cor dos visados e não em função dos actos.

Feita esta breve introdução hoje vou abordar o tema dos assobios e como isso pode ter repercussões na performance dos atletas.

A utilização do assobio durante um jogo de futebol é um comportamento que me parece totalmente absurdo. Assobiar um atleta do nosso clube, que acho que pretendemos que tenha a melhor performance possível, porque erra um passe ou porque o treinador decide que deve ser ele a entrar em campo numa substituição em nada ajuda a melhorar a sua performance já que esse sinal de impaciência só vai colocar mais pressão da próxima vez que o atleta interfira no jogo. Se pretendemos que os nossos atletas tenham sempre a melhor performance possível é absurdo colocar-lhes mais pressão e assobia-los porque erram um passe. A utilização deste “instrumento” sonoro em determinados momentos do jogo pode ajudar a equipa a melhorar a sua performance ou fazer com que o adversário piore a sua. Assim não me parece totalmente descabido que no intervalo ou no fim da partida, quando a equipa joga realmente mal, haja uma assobiadela e aí pode ter algum efeito quer para a 2ª parte da partida quer para os jogos seguintes. Assobiar o adversário quando este entra em campo ou quando este está a desenvolver o seu jogo é outro dos momentos em que os assobios podem ajudar a nossa equipa. Mas este novo tipo de adepto consegue ser ainda mais absurdo quando tenta defender a utilização do assobio. Senão vejamos eles acham que porque pagaram bilhete estão no direito de assobiar/insultar os atletas que envergam o nosso manto sagrado. Estes tiques de novo riquismo em que nunca estamos prontos para ir ao estádio e sofrer pelo nosso clube parece-me ainda mais absurdo. Assim, por exemplo, porque pago impostos estou no direito de ofender os varredores das ruas porque a mesma não está completamente limpa ou estou no direito de ofender um qualquer funcionário público porque não fui atendido da forma que pretendia nessa repartição. Esta comparação mostra o quão absurdo é o assobio/insulto quando transportado para o resto da nossa vida.

Fui educado num tempo em que o respeito pelos símbolos do clube era máximo. Sempre ouvi o nosso presidente dizer que a escolha do treinador era daquelas decisões quase exclusivamente da sua responsabilidade. Então ao assobiarmos o mister Julen Lopetegui o que estamos na realidade a fazer? Estamos a assobiar o nosso presidente que é o responsável máximo pela escolha. Assim, em vez de tomarmos este acto de ofensa a um dos símbolos do clube, o seu presidente, poderíamos ir a uma AG e lá colocar as questões que entendamos necessárias mas que sejam também pertinentes e não “Porque joga A em vez de B?” ou porque foi contratado o treinador Manel em vez do treinador Joaquim?”. Esta, a máxima de que ao assobiarmos o treinador do nosso clube estamos em último lugar a assobiar o Nosso Grande Presidente, deve ser outra das coisas que esses novos ricos que frequentam o nosso estádio deviam pensar cada vez que lhes acabem as pipocas e se lembrem de assobiar a equipa porque aos 15 minutos ainda não estamos a ganhar 5-0.

Para finalizar apenas reflectir um pouco sobre qual o efeito que este comportamento absurdo tem nos atletas. Eu nunca fui atleta, porque desde miúdo percebi que tinha mais jeito para estar na bancada a apoiar os meus do que no campo já que aí não iria ser capaz de defender o símbolo que o nosso manto sagrado tem, tenho por ideia que assobiar o atleta não ajuda em nada ao seu maior sucesso. Mas para isso nada melhor que obter as respostas dos nossos atletas.

Pelo que parece os atletas também não gostam muito dos assobios e não ajuda a que melhorem a sua performance.

Vamos então apoiar os nossos atletas ajudando à sua superação e não colocando entraves à sua melhor performance.

Até breve,

4 comentários:

  1. Caro Delindro,

    Subscrevo cada palavra que escreveu.

    A chamada "cultura de exigência" dos adeptos foi, por exemplo, utilizada num dos últimos programas de desporto para gozar indecentemente connosco. No final de uma vitória suada contra o Bilbao, que fazem os adeptos?

    Falam à televisão a dizer "isto não pode ser" , "este espanhol tem de ir embora" e coisas deste género. Quem diria que ganhamos?!

    Depois esta coisa nacionalista bacoca! O que interessa é que jogue o Quaresma! O problema é que estas pessoas ainda não perceberam que esta utilização de Quaresma é benéfica para ELE!

    Condensar a utilização do Quaresma para a altura que ele mais pode render e ser um elemento vital, como ele próprio gosta!

    Estes adeptos do FC Quaresma não entendem que, se ele jogasse sempre de início, além de perdemos Brahimi ou Quintero/Óliver, teríamos um Quaresma que, por força da idade, se desgastaria estupidamente.

    Como a questão do Rúben. O Rúben tem 17 anos. Se jogasse sempre, e se estivesse sempre no 11, ao fim de 5 jogos já estava de rastos.

    Como vi aqui escrito na bluegosfera algures, os adeptos gostariam de uma táctica 2-2-6.

    Querer que esteja, ao mesmo tempo, Quaresma, Rúben, Tello, Brahimi, Jackson, Aboubakar, Quintero e Óliver, é insano! Aí é que está!

    Se o Delindro observar que pelo Facebook houve quem dissesse que o Porto jogou mal contra o Arouca, está tudo dito.

    Contra o Arouca o Porto foi apoiado, começou ansioso, mas sem assobios parvos, acalmou e estabilizou.

    A continuar nesta senda, vamos ver um Porto mais confortável fora do que em casa!

    Felizmente o Inverno está à porta e as hostes vão acalmar, porque só verdadeiros ADEPTOS vão ao Dragão nessa altura.

    Gostei que o Jackson dissesse o que disse, e está na hora dos adeptos Portistas acabarem com esta palhaçada.

    Abraço azul e branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge,

    É normal que muita gente tenha dito que o FC Porto jogou mal frente ao Arouca.

    Foi exatamente a mesma gente que achava que o Jesualdo era um incompetente do pior. E em 4 anos, ele ganhou 3 campeonatos, taças, supertaças e passou sempre a fase de grupos da Champions (quantas vezes o papa-chiclas passou?).

    Foi exatamente a mesma gente que durante 2 anos massacrou VP, que em 60 jogos perdeu um contra bruno paixão e que foi SEMPRE superior ao slbosta do papa-chiclas, com planteis inferiores ao seu adversário.

    Sinceramente já deixei de tentar perceber a mente de alguns Portistas. É algo que só a psicologia avançada ajuda a explicar.

    E lá vamos nós andando assim. Se como espero a equipa subir o seu rendimento e os níveis de entrosamento (o que é normalíssimo com o passar do tempo) e os resultados aparecerem, aí todos vão sair à rua para festejar, beber e gritar. Quando a equipa estiver na mó de baixo, é quando aparecem os verdadeiros adeptos, quem apoia ou quem não atira a toalha ao chão. Porque os assobiadores, estes estarão sempre ao sabor do resultado mas serão também os primeiros a sair à rua para festejar.

    Para mim o apoio ao FC Porto não é isto. Isto é confundir exigência ou sentido crítico (que sempre houve) com estupidez pura e simples.

    ResponderEliminar
  3. Subscrevendo o que disse, caro RCBC, preocupa-me que comece a passar a imagem de que o Porto é um sitio onde se maltrata quem vem treinar e jogar.

    É perigoso animicamente e muito perigoso para futuras contratações.

    ResponderEliminar


  4. @ Delindro

    «ou porque foi contratado o treinador Manel em vez do treinador Joaquim?»

    o 'Manel' é jogador do 5lb :D


    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar