13 abril, 2013

ALICERCES TRIPEIROS

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Depois de tantos elogios que me foram dirigidos pelo suposto trabalho desenvolvido no BiBó PoRtO carago!!, eis que finalmente me digno a realmente tentar dar o meu contributo para o Blog. Esses mesmos Portistas terão então oportunidade de entender que agradeceram à pessoa errada o excelente contributo para a Imagem da Mística Portista que este espaço sempre passou na Blogosfera e por esse Mundo Virtual.

Sinto-me naturalmente lisonjeado por fazer parte desta equipa e aqui poder partilhar com os leitores alguns dos meus pontos de vista, mas acima de tudo procurarei ser mais um de vós a tentar deixar explícita a Cultura Tripeira e Portista da melhor forma possível. Digo isto pois a maior dificuldade começa logo pelo simples facto que, para mim, a Mística Azul e Branca não se deve escrever, antes praticar. A prova foi ainda ontem dada por um dos nossos actuais Capitães, através do seu Perfil numa das Redes Sociais. Autêntico atentado e linchamento público àquilo que mais temos de mais sagrado, a nossa Cultura Portista...

Se, a meu ver, já é grave assumir publicamente o desejo de Sucesso ao nosso maior Rival, dado ferir o nosso Orgulho e o Sentimento, nem sei então sequer qualificar a iniciativa de eliminar e bloquear os Comentários e Adeptos Portistas que entretanto o chamam à razão para aquilo que acabara de fazer, antes insistindo em deixar aquela Atrocidade que publicara à vista de todos... Demonstra o seu Isolamento da nossa verdadeira essência na Invicta: sentido Colectivo na Equipa. Sempre idolatramos mais os Reis das Assistências e os Atletas com Raça e de grande Capacidade de Luta, que propriamente os Goleadores!

Por fim rendeu-se, aproveitando a Conta numa outra Rede Social para sugerir a Falsidade da Propriedade do Perfil no Instagram. Honestamente adorava ser Burro, pois teria a absoluta certeza que não sofreria tanto com tudo aquilo que envolvam pormenores de Golpes contra a nossa Cultura Portista...

É urgente que as Pessoas no Clube entendam a importância de voltarmos a ter Verdadeiros Líderes Portistas, capazes de prevenir situações como esta, partilhando a Cultura de uma Cidade e de um Clube por todos os seus companheiros de equipa, formando Portistas naquele Balneário, conscientes que aqui o Brilho estará sempre naquilo que conseguirmos fazer para elevar um único nome, o do FC Porto. Com o seu sucesso todos Individualmente de valorizam, desde os Atletas aos Adeptos!

Liderança é também o que cada vez mais tem faltado nos Destinos do Clube. Faz-nos imensa falta o Discurso do nosso Presidente, aquele que tanto nos ajudou e orientou em momentos de grande dificuldade, capaz de nos dar autênticas Aulas Motivacionais, gerar Unanimidade nas nossas opiniões e transformar isso numa Força Inabalável das Bancadas para dentro do Campo.

Onde está afinal a Estratégia de Comunicação do Clube hoje em dia? É quase toda feita através de Plataformas Virtuais, perdendo claramente Intensidade, mas sobretudo a própria Intencionalidade que outrora ambicionava. Limita-se a recordar Feitos que ao longos das últimas Décadas foram conseguidos, fazendo quase lembrar um plágio daquilo que é o Discurso dos nossos Rivais, salvaguardando-se apenas a diferença entre ter Imagens a Cor ou a Preto e Branco...

Deixa-se transparecer a Ideia que, para quem Gere os Destinos do FC Porto, os Adeptos e a sua Mística não terão mais a Importância que sempre lhes deram, tão raros e fracos são os Discursos de Motivação que se passam. Tome-se como exemplo a decisão de, num silêncio profundo, se suspender uma Modalidade com 88 anos de história como o Basquetebol e durante Meses nada se falar aos Sócios sobre o Tema. Um simples Comunicado factual a dar conta da medida implementada chegou para que a Direcção admitisse que já cumprira o seu dever com os Associados.

Todas esta escassez de Liderança, pelo menos visível, no FC Porto me deixa Preocupado, confesso-vos. Muitos dos nossos Adeptos não estão habituados a conviver com o Insucesso Desportivo do Clube e limitam o seu parecer à Condição que a Tabela Classificativa lhes diz naquele Momento. Simplesmente se guiam pelos Triunfos, esquecendo que a Base dos mesmos esteve todos estes anos alicerçada nos Valores e Princípios da Cultura Portista e Tripeira. Todavia eu entendo essas Pessoas, a culpa deste desalinhamento não é delas, garantidamente.

É urgente não deixar diluir da nossa Mística aquela Mentalidade e Personalidade que nos ajudou desde muito Jovens a discernir qual o Clube que admiramos e que logo ficamos a amar para o resto das nossas vidas, pela Identificação que tínhamos na sua Força, Coragem e Espírito de Luta contra o Centralismo e a Adversidade. Necessitamos que apareçam verdadeiros Líderes Portistas no Plantel e no Clue, não para terem Seguidores, antes para produzirem mais Líderes, que salvaguardem para sempre este Sentimento.

E é neste Contexto que se aproxima um Jogo diante do SC Braga. É em momentos de Dificuldade que estamos habituados a encontrar a oportunidade de cimentar a nossa Unidade e, como tal, estou certo que muitos irão marcar a sua presença no Jogo do próximo Sábado, em Coimbra, para a Final da Taça da Liga. Da minha parte não marcarei ali presença, mas vos prometo que estarei a dedicar o meu tempo de Sábado em prol do FC Porto e apregoarei cada um dos Valores e Princípios que tanto nos identificam a todos. Sem querer então aprofundar o assunto do dito Troféu, até pela proximidade da Partida, limito-me a deixar o meu Pedido a todos que se deslocarem à Cidade dos Estudantes. Com toda a minha Força vos peço que vençam o Jogo e de igual modo apelo que abandonem imediatamente as Bancadas assim que a Partida terminar.
    "Para lá de todos os Títulos conquistados, de todas as Taças em todas as Modalidades, de todos os Triunfos obtidos, quando nos pedem para nomear a Vitória mais saborosa, é sem dificuldade que elegemos uma à qual todas as outras se subordinam: o Orgulho de ser Portista"...
Não deixem alterar esta ordem que o nosso Presidente tão bem descreveu. Lembrem-se que nem convém tentar erguer muito alto um Edifício sem antes fortalecer os seus alicerces. Dessa forma viveremos sempre com medo que ele caia. E o Receio jamais fez, faz ou alguma vez poderá fazer parte da nossa Personalidade enquanto Tripeiros...

9 comentários:

  1. João Ribas, desde já obrigado por entrares com este post em minha casa. As boas-vindas ficam para o “Mestre”.
    Sobre o post, aquelas famosas e extraordinárias palavras de Pinto da Costa definem bem duas circunstâncias diametralmente opostas que tu quiseste vincar: “o durante” e “o depois”.
    O durante, porque as palavras definem a liderança e um período em que ela se impunha;
    O depois, porque esvaziam a liderança e, quiçá, definem um conceito (orgulho portista) que se mantém, mas não a “força” que emana das palavras.

    É o trecho (fabuloso!) que mais evoquei desde sempre. Curioso, no meu primeiro post no blogue, o de apresentação, este trecho está lá. Portanto, estamos em sintonia.

    Abraço e BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Mas e é curioso, o cavalheiro para a Taça da Liga nunca foi convocado e para a final está. Será que vai jogar?

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Muito bem, fico contente por ver que ainda há Portistas com eu. Meus caros temos de ser nós a mostrar o que é ser Porto, se isto continua como tem estado nos últimos tempos qualquer dia estamos iguais aos outros e isso nós não queremos, não foi isso que nos ensinaram, nem foram estes os valores que nos transmitiram portanto como diz o João Ribas e muito bem, saíam todos e deixem-nos sozinhos para ver se eles(direcção) acorda porque nós é que somos o Porto e damos tudo pelo Porto e já que não os põem na ordem que sejamos nós a mostrar-lhes a verdadeira FORÇA TRIPEIRA E ORGULHO PORTISTA!

    ResponderEliminar
  4. Faço minhas as suas palavras.
    VIVA O FCP
    Cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Desde já digo que não li o artigo todo, apenas partes dele.
    Mas...
    http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=3161101

    ResponderEliminar
  7. Não percebo como é que o comentário deste corno passa neste blog...

    ResponderEliminar
  8. @ João Ribas,

    finalmente, depois de tanto tempo a andar a viver à pala do trabalho dos outros, foi chegada a hora de entrares, agora de verdade, neste tasco que é o BPc, um espaço de muitos, para todos os Portistas.

    tenho a firme e certeza absoluta que eu (e todos) também irei aprender e crescer um pouco mais nesta mistica e paixão azul e branca que me acompanha diariamente desde que me lembro de existir, pois ninguém sabe tudo e todos os dias, com os nossos, aprendemos um pouco mais.

    sê portanto bem vindo e faz desta casa... também tua por direito e mérito próprio.

    quanto ao assunto que aqui trazes, pois, é um assunto que daria pano pa mangas, mas se me permites, para bom entendedor, meia palavra basta... essa coisa de mistica, nos dias que correm (que já vem de há uns largos anos...), é chão que já deu uvas e como tal, vejo-a ainda hoje, apenas e só, em alguns (felizmente ainda muitos!) adeptos, porque no resto, de cima a baixo, da esquerda à direita, são os "€uros" que ditam e fazem lei...

    ps - só por curiosidade, a Daniela e a Ana tão contigo? ;)

    ResponderEliminar

  9. Agora o Ribas já é do Bibó Porto Carago....;)

    Bem vindo , tenho a certeza que vais ser uma mais valia , cá na tasca ;)

    ResponderEliminar