21 fevereiro, 2013

Grande Equipa com Grande Treinador

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O futebol, como qualquer outro desporto colectivo, é sem sombra de dúvida um fenómeno desportivo pejado de imponderabilidades, de contratempos e de desafios de mentalidades e formas diversas de estar em sociedade. Será por causa destas circunstâncias que por vezes nos levamos a dissertar por correntes de opinião sem o devido sentido valorativo, ou a fazer juízos de valor sumativos de que mais tarde nos podemos vir a arrepender redondamente.

Com o treinador do FC Porto, Vítor Pereira, no início da sua actividade profissional no clube azul e branco, aconteceu precisamente toda esta panóplia de comentários pejorativos à sua volta, sendo na altura objecto de uma crucificação desmesurada, de um chorrilho de opiniões negativas sobre a sua real capacidade para liderar um projecto ganhador e bem sustentado num cenário desportivo a nível interno e internacional, que é paradigmático e essencial num clube com os pergaminhos do FC Porto.

Hoje por hoje, o FC Porto tem apresentado uma qualidade e um upgrade assinalável no futebol que vem desenvolvendo, consubstanciado numa forte dinâmica de jogo, numa posse de bola exponencial que diminui o tempo de jogo dos seus opositores, numa pressão constante dos seus médios que sufocam qualquer estratégia adversária, e ainda numa qualidade de passes certeiros que ultrapassam em muito a média dos seus adversários.

Medindo ainda as devidas distâncias que o separam do quase imbatível Barcelona, o estilo de jogo e o projecto desportivo aproximam-se, no que concerne à dinâmica do seu futebol e à beleza da construção de jogadas de encher os olhos para quem goste do futebol espectáculo e de ataque continuado.

A constatação destes factos não sou só eu que o afirmo, já que até o próprio Alex, jogador do V. Guimarães, antigo jogador dos carneiros e por esse motivo julgado insuspeito, declarou para quem o quis ver e ouvir nos órgãos de comunicação social que, "o FC Porto está para o campeonato português como o Barcelona está para Espanha".

Além de estarmos a falar dum FC Porto que há bem pouco tempo se deu ao luxo de perder jogadores da valia de um Hulk, Falcao, Álvaro Pereira, Rolando, entre outros, e que devido ao seu excelente momento de forma já poucos se lembram deles, o que é sempre característico e explícito de um bom trabalho contínuo em marcha no clube, pois na forja e em pleno rendimento já estão jogadores com a qualidade futebolística de Mangala, Danilo, Alex Sandro, Defour, Jackson Martínez, Izmailov (quem diria!), entre outros - já para não falar da continuação dos carismáticos e imprescindíveis, até ver, Helton, Maicon, Otamendi, Fernando, João Moutinho, Lucho, Varela e James, denotando daqui uma excelente renovação dos seus quadros com ótimos resultados desportivos e financeiros, e aonde já se avizinham a montante jovens talentos como Kelvin, Iturbe, Sebá, Tozé, Seri (grande talento em formação), Tiago Ferreira, Quiñones, Dellatorre, Sérgio Oliveira, entre outros.

Por tudo isto, parece que ficaria bem a alguns arautos da desgraça (anónimos, ou nem tanto assim?!), que só parecem ter em mente a tentativa desenfreada de desunir a família azul e branca, que pela capacidade de resposta e respeito que os jogadores e equipa técnica merecem por direito próprio, medirem as suas desavindas palavras, modificarem os seus juízos de valor e alterarem os seus discursos de circunstância.

Tenho dito... felizmente, o mesmo de sempre!!!

4 comentários:

  1. No fim da época é que se vai fazer a análise até lá parece-me cedo para uma análise tão profunda, apesar das evidentes melhorias.

    ResponderEliminar
  2. @ bLuE bOy

    meu caro,

    só para dizer que não estás sozinho nesta nesta batalha contra alguns "moinhos de vento"...

    "sabes quem sou" :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Olá Portistas!

    Vítor Pereira tem ainda um percurso curto como treinador principal do FC Porto mas sinto uma grande admiração pelo seu trabalho , porque conseguiu evoluir e potenciar esta equipa do Porto. Gosto muito do seu percurso e estou muito contente com este Porto a desenvolver-se e ainda a poder crescer.
    Teve o meu apoio desde o inicio , apesar de toda a importância no futebol seja dada aos títulos , espero que ele continue no Porto a trabalhar para evoluir ainda mais este futebol e esta equipa, espero que fique seja campeão ou não .

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Tímur Palamaryuk22 fevereiro, 2013

    A análise é para ser feita depois de cada jogo da nossa equipa, e no meu ver até agora o Vítor Pereira mostrou muita competência.
    Tive, como muita gente, as minhas dúvidas no início do ano passado, mas acho que nesta altura é evidente que temos um grande treinador que terá sempre o meu apoio! Força Porto

    ResponderEliminar