22 agosto, 2011

Núm3ros

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


“Um forte abalo de 1.2 na escala de Hulk seguido de apagão e tsunami, foi sentido em Lisboa com o epicentro num pré-fabricado de um bairro degradado. As autoridades apontam para 6 milhões de desaparecidos em menos de 4 minutos. A protecção civil prevê uma réplica dentro de 15 dias…”

Qualquer Portista que tenha endereço de email, perfil em redes sociais e/ou uma vida fora da Internet recordar-se-á certamente de ter recebido/lido/ouvido esta anedota nos dias seguintes à conquista daquele que será recordado como o Dia dos Campeões sem Luz. Uma anedota que, como muitas outras no passado (e, espera-se, também no futuro ;)), se refere aos adeptos do clube enc@rnado como "6 milhões". É como aquela que diz que o Pinto da Costa operou um milagre porque levou uma cabra a escrever e 6 milhões de camelos a ler. Ou aquela segundo a qual a nuvem que causou o caos no tráfego aéreo em Maio de 2010 nada mais era do que a imensa poeira do agitar de 6 milhões de cachecóis que há muito estavam arrumados.

Não sei como, quando, nem de que mente prodigiosa nasceu esta ideia dos 6 milhões de enc@rnados, ou se algum dia este número esteve próximo de ser verdade, do que duvido seriamente. O que sei, e estas anedotas tão bem ilustram, é que, de tão surreal, essa ideia já saltou da categoria dos mitos para a categoria das piadas. Ninguém acredita nesse absurdo, já para não falar na posterior palhaçada dos 14 milhões "worldwide". Em 2009, uma empresa alemã especializada em investigação e consultoria em desporto, a Sport und Markt, apresentou estes números: para o benfica, 2,2 milhões de adeptos em Portugal e mais 700 mil no resto da Europa, para o Porto 1,3 + 600 e para o sporting 1,1 + 700.

Tudo isso vale o que vale, é claro. Mas a discrepância com o "estudo" dos 14 milhões é tão grande que acaba por ser bem elucidativa da manipulação que se faz cá entre fronteiras. O último estudo oficial sobre os adeptos portugueses foi aparentemente aquele que é citado aqui e que atribui 4,1 milhões de adeptos ao benfica, 2,6 ao FCP e 2,1 ao sporting. Esse estudo já data de 2003 e só se encontra em blogs e fóruns – nada nos media nem na página oficial da Liga. Porque será que não interessa obter números actuais e concretos sobre os adeptos de futebol em Portugal?

Mas apesar da escassez de estudos fiáveis, vários indicadores podem ser usados para aferir a popularidade dos clubes – e é óbvio que não vou sequer abordar o número de sócios, quando é público que o José Eduardo Moniz pagou 31 anos de quotas em atraso, ao passo que no FCP fazemos recontagem de 5 em 5 anos. Mas voltando aos indicadores, temos por exemplo os sites oficiais dos clubes. O Traffic Estimate estima 450 mil visitas mensais para o benfica, 323 para nós e 322 para o sporting. O Alexa, que não revela números mas apenas proporções, pinta um quadro semelhante. No Facebook, neste momento o slb tem 757 mil fãs, nós temos 407 e o scp 206 – isto quando os vermelhos passam horas a fazer publicidade à página de FB na televisão, no seu próprio canal. No Twitter o benfica conta com 6800 seguidores, o sporting 4800 e nós 4200.

As assistências aos jogos – na época passada, 657 mil na luz, 601 no Dragão e 393 em alvalade – são outro indicador relevante, bem como as audiências de partidas transmitidas pela televisão (ver aqui as de 2008/09; não consegui, numa pesquisa rápida, encontrar mais recentes), que também demonstram um maior interesse no benfica, mas com o Porto e o sporting, por esta ordem, a apresentarem também valores consideráveis.

As conclusões saltam à vista: a ideia que nos tentam vender de que o benfica conta como adepta mais de metade da população nacional, em segundo lugar vem o sporting e bem mais abaixo o Porto, que “só tem adeptos no Grande Porto”, é absolutamente falsa. A realidade é bem diferente, e enquanto os números concretos são naturalmente difíceis de estimar (até porque, por incrível que pareça, nem toda a população se interessa por futebol), a proporção é relativamente clara: o Porto e o Sporting terão um número não muito díspar de adeptos, mas com vantagem clara para nós, e o clube do regime terá sensivelmente 50% mais adeptos do que nós – talvez nem isso. Não creio que um estudo sério, competente e baseado numa amostra bem construída fugisse muito destes valores.

Mas que importa isso? O número efectivo de adeptos importa, claro, já que influencia de forma directa e indirecta as receitas do clube, mas que importa o reconhecimento e divulgação pública desse número, para além da mera curiosidade? Que nos importa que mintam, empolem e manipulem a informação, ou que os órgãos oficiais do futebol negligenciem a pesquisa nessa área, dando largas à especulação e às verdades fabricadas? Infelizmente, importa. Importa na medida em que tem impacto nos valores de contratos de patrocínio e de direitos televisivos, além de servir como eterna desculpa para a maioria da comunicação social continuar a atribuir ao clube do regime maior espaço e visibilidade, apoiando-se no mito de que há muitos mais leitores/espectadores/consumidores desse clube do que dos outros. Embora, neste último caso, esteja convicta de que, se não fosse essa desculpa, alguma outra encontrariam para continuarem a fazer o mesmo, já que a postura dessa gente não é motivada por interesses comerciais, mas por pura falta de carácter. Pois se arranjam desculpa para continuar a contar um troféu não-oficial como oficial mesmo depois de um esclarecimento cabal da FIFA...

Paralelamente à questão do número total de adeptos há ainda a questão geográfica, com muita gente a esforçar-se para perpetuar o mito de que o Porto não tem adeptos fora do Grande Porto e que “mesmo nessa zona o clube com mais adeptos é o slb”. Nestes casos, na ausência de estudos ou outras ferramentas de análise, é muito complicado encontrar indicadores para além das nossas próprias experiências pessoais. No caso do Grande Porto a minha experiência pessoal leva-me a concluir inequivocamente que o Porto é, de longe, o clube com mais adeptos nesta zona – cresci em turmas da escola com 25 Portistas para cinco vermelhos (sportinguistas e boavisteiros quase nem vê-los) e a maioria esmagadora dos meus amigos e conhecidos é azul e branca; mas quanto ao resto do país é-me mais complicado tirar ilações. Essa é, aliás, uma das mais frequentes tentativas de insulto ao nosso clube: que não temos adeptos no resto do país porque "a estratégia de irredutíveis gauleses do Pinto da Costa impediu que o FCP deixasse de ser um clube regional". Como se ser um clube regional fosse um problema. Os maiores clubes do Mundo assumem o seu cariz regional e orgulham-se dele. Nós não somos excepção.

Contudo, confesso que me dá um certo gozo saber que há adeptos do FCP geograficamente longe da nossa cidade. É como que uma conquista de território. Para além de que, tendo chegado a uma dimensão bastante considerável no Grande Porto, teremos mesmo que implantar-nos mais em outras áreas do país se quisermos continuar a crescer em número de adeptos. Mas neste particular a minha experiência pessoal é muito limitada. Conheço Portistas de todo o país, quando viajo pelo Norte de Portugal até vou vendo um cachecol azul à janela aqui e ali, quando somos Campeões vejo na TV Portistas em festa por todo o Portugal e o Mundo, mas é pouco para tirar conclusões. Deixo a questão aos leitores que vivem longe da cidade do Porto: há muitos Portistas na zona onde vivem? Qual é, por alto, a proporção de adeptos do Porto e de outros clubes? O factor geracional tem muito peso? Como comparam o número actual de Portistas nessa zona com o de há anos ou décadas atrás?

Estou certa de que a nossa "torcida" tem crescido e continuará a crescer, não apenas graças às nossas muitas vitórias desportivas mas também à imagem arrojada e dinâmica que o nosso clube tem sabido cultivar. É certo que há muito ultrapassámos o sporting e creio que dia a dia e época a época vamo-nos aproximando dos números do clube do regime. Mas acima de tudo é preciso olhar para esses números como o que são: apenas números. A qualidade de uma massa adepta não se mede por cabeça. O número de adeptos tem influência no clube, sim, tal como o número de zeros no cheque recebido pelo último craque vendido a um clube estrangeiro qualquer. Mas em ambos os casos não passam disso mesmo: números. Meios para um fim. Porque, no final das contas, o único número realmente importante é mesmo o número de vezes que o nosso clube nos dá motivos para sorrir.

15 comentários:

  1. Bom artigo, gostei.
    SEMPRE PORTO

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=SgXAdpfeCbQ


    Em Vizela("minha"cidade) e não posso fornecer um numero exacto de Portistas, como deve calcular,mas deve de andar entre os 65 a 70 por cento da população!
    Somos de longe a maioria ,disso não tenho a minima duvida!

    Em segundo o clube da gaivota ,e depois julgo que tem mais vitorianos que sportinguistas!

    ResponderEliminar
  3. Já têm mais troféus. E quando tiverem mais adeptos vão continuar com raiva de Lisboa?

    ResponderEliminar
  4. É um post que toca em vários pontos interessantes:
    Sobre os adeptos no Grande Porto, há anos atrás, a Bola, jornal insuspeito, fez um estudo - na Bola Magazine, não sei qual foi a empresa...-, que devo ter algures na garagem, em que no grande Porto o F.C.Porto liderava com perto d e 70% dos adeptos. Mas Enid, essa teoria dos 6 e 14 milhões, faz parte de uma estratégia, à imagem e semelhança da máquina de propaganda nazi, uma mentira muitas vezes repetida, passa ser verdade e visa passar a ideia que les são muitos e portanto têm de receber muito mais. Ou são os 40 milhões dos direitos televisivos - quem faz um negócio desses, o que dá um média de mais de 2 milhões por jogo, por jogos do campeonato, devia ser investigado. Não há mercado em Portugal para pagar tanto dinheiro...-, ou é a megalómania de exigir à PT que só patrocine o Benfica, como se a empresa de telecomunicações, não considerasse importantíssimo, o patrocínio ao F.C.Porto o clube de maior prestígio internacional e o único que nos últimos 30 anos ganhou provas europeias.
    É o Benfica no seu melhor: populista, demogogo, trauliteiro, apoiado por uma propaganda nojenta, sectária e facciosa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Mais um excelente texto Enid.
    Apetece-me, no entanto, comentar um comentário.
    Não tenho raiva a Lisboa. Tenho raiva a quem tenta, constantemente, insultar a minha inteligênca, os meus principios, o meu clube.
    Ah, e ainda por cima gere mal o meu dinheiro. Quer dizer, gere mal do meu ponto de vista, do ponto de vista de quem enche os bolsos á custa dos meus impostos se calhar não.
    Apenas isto.

    ResponderEliminar
  6. Este tema da superioridade do número de adeptos atribuído ao slb, aqui claramente desmistificada, é alimentado pelos media sediados na capital e visa combater a erosão que tem vindo a corroer gradativamente os dois clubes protegidos pelos sucessivos governos, desde a ditadura aos actuais e a obstaculizar a que o FC Porto os supere nos êxitos e na implantação junto das massas.

    Para não prolongar demasiado o comentário destaco, apenas, duas observações pessoais respeitantes ao estado actual da popularidade além fronteiras do FC Porto e do clube da Dona Victória. A primeira, relaciona-se com a quase indiferença dos emigrantes quando o slb joga na Europa onde, noutros tempos, jogava como se fosse em Lisboa. Outra, e ao contrário do que antes se verificava, o crescente aparecimento em locais de grande concentração de muito público, de cada vez mais pessoas com a camisola azul e branca vestida, principalmente daqueles que residindo no estrangeiro nesta altura estão em Portugal.

    Poderia falar-se, também, de flash ou reportagens da TV colhidos nas antigas colónias, designadamente em Luanda, por altura das nossas vitórias mais sonantes com muitas centenas a celebrar com bandeiras os êxitos do FC Porto. E só não são mais e em diferentes zonas, pela conhecida abstenção da TV pública em as publicitar quando é o Futebol Clube do Porto o protagonista e não o "querido clube do regime"

    ResponderEliminar
  7. Enid, depois do "mito" propagandeado dos 6 milhões, que é simplesmente anedótico, há um outro que, desde as últimas eleições dos calimeros, estão a tentar fazer prevalecer. O de que estes têm 3 milhões de adeptos. Estes também já perceberam como se faz. Repetir, repetir, repetir até à exaustão, pelas figuras máximas do clube, a respectiva mentira, para que, não sendo ela contradita nem posta em causa pela CS, subserviente, passe a tornar-se uma verdade.

    Gente desesperada que se serve de todas as situações e artimanhas possíveis, a maioria delas ridículas, para continuarem a propagandearem as suas verdades, que não passam de mentiras, tal qual o antigo regime, com a famosa PIDE, e respectivas máquinas de lavagem cerebral, faziam.

    O desespero dessa gente é cada vez maior e está em proporção directa com as figuras ridículas que os responsáveis máximos desses clubes, seus comentadores, adeptos desempenham dia após dia, para nossa diversão e delícia.

    Um abraço para ti, menina.

    ResponderEliminar
  8. Boas,está aqui um post deveras interessante.Eu moro perto de Aveiro tenho 21 anos e posso dizer que a proporção na minha geração entre Benfiquistas e Portistas não é muito significativa,existe por aqui de facto mais Benfiquistas do que Portistas mas a diferença não é grande.Num grupo de 20 pessoas com idades entre os 20e os 25 anos encontrarás aí uns 10 Benfiquistas,uns 7 Portistas e 3 Sportinguistas.

    Nos mais novos aí acho que levamos vantagem,provavelmente a não influencia dos pais na escolha clubística fez com que a rapaziada até aos 18/19 anos se tornasse maioritariamente Portista.

    Na faixa mais velha entre os 40e60 anos, não temos hipótese é quase tudo Benfiquista, pelo menos por aqui na zona.

    Cumprimentos azuis

    ResponderEliminar
  9. Eu que vivo em Ermesinde não tenho duvidas que seremos o maior bastião azul-e-branco do país! Embora haja um covil que mais parece uma casa de alterne do clube do regime...
    Conheço muito bem Felgueiras, Povoa de Varzim e Esposende e até Viana do CAstelo e não tenho a minima duvida que somos a maioria!

    ResponderEliminar
  10. Eu sou de Lisboa e posso dizer que tirando o pessoal do grupo 21 que conheço, os meus amigos são quase todos do 5lb e do scp. Vivo a 5km de Lisboa. Conheço muitos Portistas na zona da grande Lisboa mas ainda um numero muito inferior ao desejado.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pelos vossos comentários :) Devo acrescentar que tiro o chapéu aos Portistas que vivem longe do Porto, sem poder vir ao Dragão tantas vezes quantas gostariam e em muitos casos rodeados de anti-Portistas... Vocês são o verdadeiro exemplo do Portista guerreiro, que não cede nem verga!

    Quanto ao comentário sobre a "raiva" a Lisboa, e como muito bem disse o Mac, essa "raiva", se lhe quisermos chamar assim, tem justificações muito mais profundas e graves do que a simples rivalidade desportiva. O "nosso" (meu pelo menos) problema com Lisboa tem que ver com coisas que mexem directamente com a vida e com as perspectivas de futuro das pessoas e dos seus filhos. E isso acaba também por alimentar a rivalidade no futebol, mas esta está longe de ser o âmago da questão. Mas sobre este tema ficávamos aqui o dia inteiro...

    ResponderEliminar
  12. Enid, como sempre, mais um post bastante pertinente!

    Eles que vivam com a mentira dos 6 milhões e nós continuaremos a ser CAMPEÕES!;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pelos vossos comentários :) Devo acrescentar que tiro o chapéu aos Portistas que vivem longe do Porto, sem poder vir ao Dragão tantas vezes quantas gostariam e em muitos casos rodeados de anti-Portistas... Vocês são o verdadeiro exemplo do Portista guerreiro, que não cede nem verga!

    Bem ... tu nem duvides.

    A mim é dificil, muito dificil, conseguir compreender como algum ser humano minimamente lúcido consegue ser "benfiquista". Ainda á uns dias vi um documentario sobre o movimento "Tea Party" nos USA. Sinceramente ... como é possivel um ser humano ser assim tão iludido?

    O caso do sporting neste momento. Como podem culpar arbitros e nolitos quando mudaram equipa toda á umas semanas ? É normal e compreensivel que tenham um inicio dificil.

    É dificil acreditar no estado actual da sociedade, na falta de inteligência, falta de senso comum. Apenas odio , ilusão e inveja.. :(

    O melhor mesmo é não ligar a populismos e apreciar a excelente equipa que nos deu e tem dado excelente futebol para nós ver-mos.

    ...desculpem o abafo

    ResponderEliminar
  14. Sou natural de Lordelo do Ouro, Porto, mas vim viver para Lisboa com 11 dias de vida e por aqui vivi até hoje (já conto com 28 primaveras).

    Nestes 28 anos de vida conheço ou conheci por algum tempo (em Lisboa) um número reduzido de Portistas, cerca de 20-25 (e vários deles conhecido num qualquer café durante um jogo importante do nosso Porto).
    Destes só dois ou três mantive ou mantenho contacto regular. Infelizmente é este o meu panorama pela capital do império. Todos os meus Amigos e conhecido de longa data são vermelhuscos ou calimeros...
    Como dito anteriormente, pelo menos no meu caso, é realmente muito duro ser um portista de alma e coração nestas circunstâncias, constantemente atacado por todos os lados e ao mesmo tempo tendo de defender, reagir e contr-atacar sozinho "contra o mundo". Mas por muito duro que às vezes seja nada é maior que o orgulho que tenho em ser dragão!!!

    Finalmente queria só acrescentar mais uma coisa à discussão: a doença e a cegueira de alguns lampiões é tão grande que já ouvi da boca de mais de um (alguns deles pessoas inteligentes e racionais) que garantem que os adeptos do FCP são dos arredores do Porto pq no Porto Cidade há mais benfiquistas que Portistas...

    Saudações e azuis e brancas!
    Sérgio

    ResponderEliminar
  15. "Finalmente queria só acrescentar mais uma coisa à discussão: a doença e a cegueira de alguns lampiões é tão grande que já ouvi da boca de mais de um (alguns deles pessoas inteligentes e racionais) que garantem que os adeptos do FCP são dos arredores do Porto pq no Porto Cidade há mais benfiquistas que Portistas..."

    Sergio, eu também tenho levado com essa em cima varias vezes. E o mais incrivel é que é sempre com uma certeza e com ar de superioridade e donos da verdade que entristece-me completamente. Não pela mentira em si, mas pela profunda desilusão no ser humano.

    ResponderEliminar