07 março, 2011

Uma época sobrenatural

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Julgo que a “famosa paupérrima” vitória frente ao Rio Ave, em que a equipa se exibiu num nível muito abaixo das expectativas e possibilidades, foi o ponto de viragem que era necessário para o FC Porto encetar definitivamente a caminhada para o grande objectivo de qualquer clube com pergaminhos: ser campeão nacional, entrando directamente na Liga dos milionários Campeões!

O sinal de alerta dado na altura por muitos adeptos, e claramente compreendido por treinador e jogadores, foi de facto aquilo de que o FC Porto precisava: um abanão no marasmo que a excelente vantagem na liderança causava em alguns jogos frente a adversários de menor valia.

O que se viu depois dessa fase de menor fulgor exibicional, que tanta preocupação causou, foi uma atitude verdadeiramente impressionante e um conjunto de exibições e resultados que não deixam grandes dúvidas: este FC Porto tem fibra de campeão, classe e categoria muito superiores a todas as restantes equipas do campeonato nacional!

A forma brilhante como a equipa passou aos oitavos-final da LE batendo um dos candidatos ao título, o sempre difícil Sevilha, a categoria com que venceu o Braga com uma convincente exibição, a classe com que derrotou o Olhanense no seu difícil reduto e a tranquilidade com que ultrapassou o “fechadinho e organizado” Guimarães em pleno Dragão deixam-me mais uma vez orgulhoso em ser adepto do grande FC Porto! Este clube só me dá grandes alegrias!

O resultado de tudo isto foi o aumento da vantagem na liderança do campeonato para uns ainda mais confortáveis 11 pontos sobre o 2º, e a possibilidade de tentar alcançar os quartos-final da LE em mais uma difícil eliminatória, desta feita com os russos do CSKA (vice-campeões na ultima temporada).

O FC Porto está bem e recomenda-se, respira saúde, joga bem, marca golos e é cada vez mais consistente defensivamente. Dei-me ao trabalho (um belo trabalho) de verificar as estatísticas do FC Porto desta época. Num contexto em que a desesperada comunicação social exulta a série de vitorias consecutivas de quem vai em 2º (hoje travada em Braga!) e a exaltação de importantíssimas competições como a Bwin Cup ou a taça de Portugal (que por acaso ganhamos o ano passado e a época não deixou de ser considerada péssima por toda a gente!), há que haver espaços como este blog que evoquem aquilo que é escamoteado e desvalorizado pelos nosso benditos jornais e programas desportivos… Então aqui vai:
  • 20 vitórias em 22 jogos da Liga, ainda sem qualquer derrota, mais golos marcados (51), menos golos sofridos (7), equipa com menos golos sofridos e única sem derrotas em toda a Europa;

  • Na LE, o saldo é também esmagador, apenas uma derrota, a que “selou” a passagem aos oitavos -final, 8 vitórias em 10 jogos, 22 golos marcados e apenas 8 sofridos. Estamos na luta por um lugar nos quartos-final e penso que temos tudo para passar o difícil CSKA Moscovo;

  • Nas restantes competições, o saldo é uma vitória na Supertaça, que aumentou o pecúlio de troféus do clube, na taça de Portugal teremos de recuperar uma desvantagem de 2 golos no jogo da 2ª mão e na Bwin Cup, esta importante e histórica competição do futebol português, perdemos em casa com o Nacional o que me provocou o enorme “desgosto” de não ter mais 2 jogos para cansar os jogadores e os desviar das únicas duas coisas realmente relevantes e importantes para o futuro do clube: ser Campeão Nacional e voltar a conquistar a EUROPA!
Posto isto, é fácil de concluir que a época do FC Porto tem sido verdadeiramente sobrenatural. A cadência de vitórias e a capacidade de, mesmo em períodos de menor fulgor, manter os resultados e os objectivos intactos é algo de verdadeiramente sobrenatural. Com os regressos de Pereira e Falcao, a máquina implacável do FC Porto está mais carburada que nunca… Para além disso, fica óbvio que AVB não é um treinador qualquer, é alguém que dentro em breve estará a ser bajulado pela comunicação social quando estiver num Real Madrid ou num Barcelona. Querem apostar comigo? Mais uma vez, Pinto da Costa mostra que sozinho, tem mais inteligência que todos os outros presidentes juntos… Não está ao alcance de todos, ter um presidente como Pinto da Costa…

PS: Esta jornada marca o aumento da vantagem para 11 pontos… o “melhor mais fantástico espectacular clube do mundo e arredores” tombou em Braga. Mas é importante que esta excelente vantagem não se transforme em adormecimento do Dragão nos próximos jogos da Liga… É importante continuar a dizimar os adversários no campeonato e continuar a lutar por uma grande campanha na Europa (e mais uns tostões de € nos cofres)… Tudo o resto é de menor relevância…

11 comentários:

  1. http://www.facebook.com/pages/Movimento-Reserbar/206898679324784

    Com o Campeonato já praticamente entregue, está na hora de mostrar a nossa força, o nosso esforço e dedicação pelo Porto Campeão! O projecto é simples: Reserbar o país!

    Quem não se lembra do que os lampiões fizeram o ano passado no Porto?

    A ideia era todos fazermos uma faixa, um pano, etc... etc... e pendurámos na janela do nosso quarto, num sítio da nossa cidade, entre outros locais que vocês achem adequados. Todos juntos vamos pintar o país de azul e branco, e também 'Reserbá-lo'.

    Espalhem a ideia por todos os vossos familiares, amigos, colegas de trabalho, pelas redes sociais. Todos somos importantes para este movimento!

    SOMOS PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Epa não sabendo onde me expressar. Falarei neste espaço a todos os Portistas. Vejam a vergonha da capa do jornal ABOLA de hoje...espero que a direcção do FCP tome medidas urgentes e impeça estes suínos de entrar nos nossos espaços. Perderam a ponta de vergonha que ainda poderiam ter. UM ESCANDALO. Contra tudo e todos...FCP sempre mas sempre campeão.

    ResponderEliminar
  3. Vinha agora aqui mesmo falar da capa da bolha...
    A azia tem destas coisas, tolhe o raciocínio.
    Pior, é que aquela gente não pensa sequer... A sua curta visão só vê encarnado e não descortina a realidade.
    Geralmente sou calmo nestas coisas de apreciação das capas dos jornais,nem lhes ligo ou dou dinheiro...
    Mas esta é absolutamente revoltante.
    O que vale é que os cães ladram e a caravana passa.
    Vamos continuar o nosso caminho como se estivessemos com um ponto de avanço, sérios, competentes e ... a ganhar com determinação.
    Até à vitória final.

    ResponderEliminar
  4. "FC Porto não precisava deste árbitro para ser campeão por mérito" in a bolha

    Isto passa as marcas do razoável… Claramente, teria de haver uma resposta forte e cabal a esta provocação mesquinha e medíocre por parte de uns aziados, que vendo o campeonato perdido descarregam as suas frustrações no FC Porto…

    Por mim, nem mais um jornalista daquele pasquim nojento entrava no estádio do Dragão… Se eles querem guerra, é mesmo isso que deveriam ter…

    Vem novamente a história dos queixumes, das azias e dos choros contra os árbitros… Até aposto que o Vítor Pereira irá dar uma pomposa conferência de imprensa de explicação da arbitragem de um jogo que o Braga venceu claramente e sem a mínima influência do arbitro…

    Tudo isto, juntado às consecutivas vitórias limpas e competentes do FC Porto fá-los entrar em delírio louco e desvairado, gritando contra tudo e contra todos… Mas sem a mínima ponta de razão…

    Depois admiram-se de serem mal recebidos por todo o sitio onde vão…

    As 10 derrotas que têm ao longo de toda a época são unica e exclusivamente culpa dos arbitros...é fantastico...

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez o pasquim da Travessa da Queimada apresenta uma 1ª página lamentável considerando o árbitro como responsável pela derrota do seu clube em Braga.
    Esperemos que mantenham esta forma de estar pois será sinal de que continuaremos a vencer e conquistar títulos.

    ResponderEliminar
  6. dragon fire:
    eu acho muito simples de resolver o assunto do jornal abola, é proibir aquele jornal de entrar nas instalações do clube,os jogadores não respondiam a perguntas vindas deles, será que fui o único que vi neste jogo um penalti por assinalar sobre o ukra?? estádio da luz: reservado!

    ResponderEliminar
  7. Não vi essa página do pasquim da Queimada mas já nada me espanta. Quando até agora foi mais importante as 18 vitórias dos gayvotas em vez da impressionante época do Porto, já nada me admira. Confesso que esse pasquim deixou de entrar em minha casa há muito tempo e a única coisa que gosto de ler são as crónica do Sousa Tavares e doi Rui Moreira que leio na net.

    A verdade indesmentível é que o Porto tem feito uma época espectacular com exibições muito positivas (algumas menos conseguidas são a excepção que confirmam a regra) e resultados fantásticos em que o pior de todos foi a derrotaq em casa contra os gayvotas pois a derrota com o Nacional foi o acaso em que o futebol é fértil.

    É impressionante que esta defesa (com todos os problemas, lesões e confusões), que não é considerada nada de especial, tem 7 golos sofridos no campeonato e 8 na Liga Europa mas o mais espantoso é que se analisarmos as prestações do Helton vê-se que ele faz 1 ou 2 defesas por jogo e às vezes nem isso. eu acho que isto mostra uma organização ímpar e sem 1 guarda-redes de 8 M€. Mérito de toda a equipa e em especial de André Villas-Boas que comete erros como todos mas ainda está muito a tempo de aprender. Ao contrário de outros que a única coisa que aprenderão, se tiverem aulas de boa educação, é a mascar chiclete de boca fechada e a não entrar em campo para agredir adversários.

    Se ganharmos os próximos 2 jogos (Leiria e Académica) podemos ir ao galinheiro fazer a festa do título embora isso não seja o mais importante pois com esta vantagem podemos dedicar um pouco mais de atenção à Liga Europa.

    ResponderEliminar
  8. Caros colegas,

    Façamos um favor à nossa inteligência e simplesmente vamos ignorar esse bando de fdp!

    Futebol é no estádio com a bola a rolar na erva. As melhores opiniões e crónicas são aquelas que os nossos olhos vêem. O resto vale o dobro do que vale uma camisola encarnada...

    Não se esqueçam de ver o jogo de Moscovo na TV COM O SOM NO NÍVEL ZERO e já agora de reserbar o vosso lugar no sitio ideal para ver mais uma ópera - o Municipal de Leiria.

    Um abraço a todos rumo a Dublin!

    ResponderEliminar
  9. Há coisas que não devem ser ignoradas… e a repetida falta de respeito para com um clube como o FC Porto tem de ter uma resposta conveniente.

    Esta é a minha humilde opinião, que o FC Porto deveria tomar medidas duras contra esse pasquim ordinário e nojento… Fosse de que forma, recorrendo a qualquer meio, mas acho que o FC Porto deveria tomar uma atitude grave perante tudo isto… Porque comer sempre e calar, é que dá azo a que sejamos achincalhados por pasquins desses…

    ResponderEliminar
  10. ora nem mais RCBC,

    se a seriedade imperasse neste país, decerto que as loas do melhor teriam um único destinatário, o azul-e-branco do FCPORTO... no entanto, como certamente sabes e todos nós o bem sabemos, neste país, grassa e impera a inveja e a mediocridade, como tal, há que sobrevalorizar na imprensa (desportiva) o que é d'esgoto e minimizar o que deveria ser d'oiro.

    resta-nos desejar que assim continue por muitos e longos anos... será bom sinal, muito bom sinal, com toda a certeza!!!

    ResponderEliminar
  11. Amigo Açoriano acho muito bem que lutes por aquilo que gostas e não vires a cara à luta.

    As verdades são para ser ditas e este espaço serve como forma de defesa do clube.

    Estamos a fazer uma época de Loucos, simplesmente emaculado e com um brinde que nem nos meus maiores sonhos preveria tal resultado, juntamente com Europa onde estamos a dar que falar.

    RCBC dá-lhe forte... muito Forte.

    Um grande Abraço.

    ResponderEliminar